Os trabalhadores dos TST-Transportes Sul do Tejo, que servem a Península de Setúbal, marcaram dois dias de greve para as próximas quarta e sexta-feira para exigir uma atualização salarial, disse à agencia Lusa fonte sindical
Em declarações à agência Lusa, João Saúde, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações , disse que, em 20 de maio, os trabalhadores tinham dado 15 dias à empresa para responder à exigência de atualização salarial e, como não obtiveram resposta, decidiram avançar para a greve.
"Os trabalhadores tinham suspendido qualquer reivindicação devido à pandemia de covid-19 até 20 de maio, dia em que os trabalhadores fizeram um plenário e decidiram apresentar uma proposta à empresa de atualização salarial de 50 euros para o salário dos motoristas. Demos 15 dias à empresa para responder ou entregar uma contraproposta, mas até ao momento isso não aconteceu", contou.
João Saúde explicou que os trabalhadores exigem a atualização dos seus vencimentos porque entendem que"não podem estar a ganhar o salário mínimo nacional", sublinhando que a profissão de motorista é uma profissão de grande responsabilidade e sujeita a um enorme esforço em termos de horários. Além da atualização salarial, os trabalhadores reivindicam também a criação de um acordo de empresa e a situação de créditos vencidos.
"Esta empresa sempre mostrou vontade de criar um acordo de empresa e não subscrever ou encaminhar-se para um contrato coletivo de trabalho do setor privado de passageiros. Em cima da mesa esteve também a situação dos créditos vencidos pelos trabalhadores, de pagamentos ao trabalho extraordinário que ao longo dos anos não foram sendo feitos", disse João Saúde.
Nigeria Latest News, Nigeria Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Sindicato acusa a CP de ''intimidar trabalhadores com mentiras''Greve de três dias dos trabalhadores das bilheteiras e revisores.
Read more »
Sindicato acusa a CP de “intimidar trabalhadores com mentiras”O sindicato ferroviário acusou a CP de “intimidar os trabalhadores com mentiras”, após o anúncio da greve de três dias dos trabalhadores das bilheteiras e revisores.
Read more »
Greve fez com que só circulassem 31 dos 67 comboios programados até às 6hTrinta e uma ligações ferroviárias foram realizadas entre as 00h e as 06h desta segunda-feira, 29 no âmbito dos serviços mínimos decretados, devido à greve dos trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP, segundo fonte da empresa.
Read more »
Trabalhadores da Infraestruturas de Portugal voltam à greve entre junho e julhoFace à ausência de respostas do Governo e na administração.
Read more »
Greve leva à supressão de 46% dos comboios previstos até às 8 horasA greve dos trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP - Comboios de Portugal, que começou este domingo, levou, até às 8 horas, à supressão de 46% de comboios previstos.
Read more »