Para além de questões morais ou de legalidade, a corrupção é um risco que afeta a organização pública, que gera desperdícios e que denota sinais de descoordenação Que a corrupção é um problema releva
Para além de questões morais ou de legalidade, a corrupção é um risco que afeta a organização pública, que gera desperdícios e que denota sinais de descoordenação
Em relação ao fenómeno da corrupção, de forma acadêmica, é possível se chegar a um consenso de que se trata de um abuso de poder por parte de agentes públicos, e que quebra as relações entre o poder público e as suas partes relacionadas, alterando finalidades de políticas e programas para o atendimento de interesses pessoais, prejudicando interesses coletivos.
A visão da corrupção como um risco traz concretude a discussão da sua prevenção, com destaque no processo de construção de salvaguardas, de medidas que inibam a ocorrência desses atos. Do tradicional código de conduta a uma rotina de verificação, essas ações preventivas se vinculam agora a um risco identificado naquele contexto organizacional, com a necessidade de serem viáveis, pouco onerosas e efetivas.
Como exemplo, destaca-se a adoção generalizada de códigos de conduta como mecanismos anticorrupção, em setores de alta incidência de risco de corrupção, como os setores de compras governamentais, com pesados incentivos para atuação corrupta e com um cenário de possibilidades de baixa detecção.
Nigeria Latest News, Nigeria Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Costa avisa que geringonça não é uma “solução estável” – ECO
Read more »
Isto não é o “quem quer casar com o agricultor”?Como Rui Rio afastou o Chega do Governo e André Ventura quis mostrar que têm mais em comum do que aquilo que parece.
Read more »
Juiz natural em processo penal: o Estado de Direito perdeu-se no combate ao ““forum shopping””?Há um dado que não pode ser olvidado que é a importância do juiz natural como um dos pilares do Estado de Direito no processo penal.
Read more »
Votos por uma maioria plural de esquerdaSem prejuízo das diferenças na análise da interrupção da legislatura, concordamos que a concretização de uma agenda socioeconómica mais ambiciosa é uma tarefa que o PS, sozinho, não poderá cumprir.
Read more »