João Paulo Batalha - Na mesma como a lesma
A estagnação de Portugal no combate à corrupção coincide com a nossa estagnação económica e social. Não há coincidências.Os portugueses não querem saber do vácuo ético dos membros do Governo. Estão mais interessados nos problemas económicos que o Governo não sabe resolver. É esta a síntese dadeu na segunda-feira à RTP.
Há ampla literatura na Ciência Política sobre a legitimação dos regimes políticos. É verdade que os cidadãos se sentem satisfeitos se a governação responder eficazmente às suas preocupações, desde logo económicas. É isso que explica que muita gente lide bem com regimes autocráticos, desde que o bem-estar económico e social esteja assegurado.
Na manhã seguinte à entrevista do primeiro-ministro, a Transparência Internacional divulgou o Índice de Perceções de Corrupção relativo a 2022., na posição a que nos habituámos: abaixo da média da UE, um ponto abaixo do que estávamos há dez anos.
Importa perceber que o índice da Transparência Internacional não é um estudo às perceções da opinião pública de cada país, sugestionada pelos"casos e casinhos" de cada momento.
Nigeria Latest News, Nigeria Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
A última batalha de José LopesUm filme sobre o modo como a guerra colonial se enquistou no nosso corpo, qual tumor oculto, qual furúnculo nunca lancetado.
Read more »
As contas fazem-se no fimJulguemos com racionalidade e com firmeza mas, por favor, com conhecimento da realidade
Read more »