Blogs | Movimento quer criar uma lei para acabar com os juros abusivos dos bancos - change_br
Se um cidadão fizer um empréstimo bancário de 100 reais e não conseguir pagá-lo, em 5 anos ele deverá mais de 13 milhões de reais. A cifra milionária resulta dos juros abusivos cobrados pelos bancos no Brasil. A simulação serve para demonstrar a necessidade deO apelo em torno dessa causa foi levantado pelo, que lançou uma campanha na internet para engajar a sociedade no “grito de basta”.
“Todos os dias, milhares de famílias brasileiras são ‘extorquidas’ por esses ‘agiotas legalizados’”, diz o movimento, em referência aos bancos. “É um enriquecimento imoral às custas dos brasileiros que necessitam desses serviços.” Diz o grupo: “Visamos defender todo o povo brasileiro, as famílias, os trabalhadores, os pequenos comerciantes, os aposentados, os estudantes e todos aqueles afetados por essa realidade, que precisa acabar”.
O desemprego muitas vezes apresenta o empréstimo bancário como única alternativa às famílias. Sem emprego, entretanto, elas chegam a deixar de lado necessidades básicas para cumprir com o pagamento da parcela bancária, e ainda assim não conseguem.