Todos os bebés portugueses com Atrofia Muscular Espinhal (AME), com menos de 24 meses e indicação médica para tomar o remédio mais caro do mundo, já receberam o Zolgensma.
Pedro Teixeira, de seis meses, está internado no Centro Universitário Hospitalar de Coimbra para receber esta quarta-feira o Zolgensma. O bebé, natural de Gafanha da Encarnação, em Aveiro, é o oitavo bebé portador de AME a receber pelo Estado o medicamento pioneiro, que foi ministrado pela primeira vez em Portugal, há um ano, às bebés Matilde Sande e Natália Silva.
Os pais de Matilde Sande iniciaram uma luta para que o medicamento, fabricado nos Estados Unidos, chegasse a Portugal e conseguiram obter donativos de dois milhões e meio de euros para a compra do remédio. Através de um pedido de utilização excecional, o Ministério da Saúde financiou a compra do remédio e o Infarmed autorizou que fosse administrado.
O medicamento foi aprovado no dia 18 de maio pela Comissão Europeia, o que possibilita aos doentes com Atrofia Muscular Espinhal dos 27 países da União Europeia ter acesso a esta terapêutica genética. Dada a urgência reconhecida em tratar precocemente a AME, os bebés portugueses com a doença têm acesso ao Zolgensma no âmbito do Programa de Acesso Precoce, acordado entre o Infarmed e a empresa farmacêutica que produz o fármaco.
Nigeria Latest News, Nigeria Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Vitória de Guimarães punido com um jogo à porta fechadaNa origem da decisão estão os distúrbios ocorridos na partida com o Benfica, em janeiro.
Read more »
Tondela apresenta treinador Pako AyestaránSucessor de Natxo González já trabalhou no Benfica com Quique Flores, em 2008/09.
Read more »
Varzim oficializa mais dois reforçosEquipa orientada por Paulo Alves conta já com 15 caras novas
Read more »